O que é Business Intelligence

Business Intelligence (BI) é o processo de coleta, organização e análise dos dados de uma empresa, realizado através de um software (programa) específico, EM TEMPO REAL.

O BI possibilita a rápida tomada de decisão para o seu negócio, pois fornece uma visão detalhada de todos os dados armazenados, permitindo o cruzamento de informações e inúmeras análises. Seus dados podem ser acessados facilmente pelo computador, tablet ou smartphone.

COMO FUNCIONA O BI

Muitas empresas possuem um software ERP (Enterprise Resource Planning) que reúne informações de seus diversos setores, como: contabilidade, finanças, estoque, vendas e etc.

O ERP armazena instantaneamente os dados em diversas tabelas: clientes, produtos, fornecedores, vendedores, pedidos, vendas, compras e etc.

O sistema ERP não faz análises, ele limita-se a registrar transações e fornecer relatórios estáticos.

COMO SÃO FEITAS AS ANÁLISES DOS DADOS SEM BI

Para avaliar os dados do negócio e tomar decisões, é necessário exportar os relatórios do sistema ERP para planilhas, e então fazer as análises desejadas.

Esse processo toma MUITO TEMPO (HORAS, DIAS OU ATÉ SEMANAS)!

E COMO SÃO FEITAS AS ANÁLISES COM BI?

Através da ferramenta (software) de BI, os dados armazenados são coletados automaticamente, organizados e exibidos na forma de gráficos, no computador, tablet ou smartphone, EM TEMPO REAL! Embora o ERP possa gerar relatórios, o BI permite, em apenas alguns cliques, cruzar informações, fazer análises comparativas e explorar os seus dados da maneira que você quiser!

Isso significa: relatórios estáticos (ERP) x relatórios dinâmicos (BI).

AS VANTAGENS DO BI Com o BI, a análise manual de planilhas é substituída por uma ferramenta de análise de dados rápida, eficiente e que permite explorar e conhecer minuciosamente as informações do negócio. É possível fazer o cruzamento dos dados armazenados e ter múltiplas visões dessas informações.

O software de BI captura os dados e os apresenta de forma facilitada para a tomada de decisão. Em alguns cliques, obtêm-se os resultados que levariam muito tempo para serem obtidos.

O software de BI não substitui o sistema já utilizado pela empresa para o armazenamento de dados. Com a ferramenta de BI você terá as informações sempre à mão, de forma organizada e dinâmica, com as análises da maneira que desejar.

O BI pode acessar rapidamente dados de quaisquer origens. Onde houver dados, o BI consegue acessar, coletar, organizar e exibir análises em tempo real!

COMO O BI PODE AJUDAR SUA EMPRESA BI Comercial: Gestão de vendas - análises de clientes, produtos, estoque, vendedores, metas de venda, vendas por região x produto x categoria, comportamento de venda do produto.

BI Financeiro: Análise de contas a pagar/receber, fluxo de caixa, saldos bancários, demonstrativo de resultado de exercício (DRE).

BI Gestão da Produção: Análise da performance de “chão de fábrica” envolvendo máquinas, operadores, matérias-primas, e demais dimensões do segmento produtivo, indicadores de produtividade (OEE).

CUSTOS COM BI A QuickBI disponibiliza suas soluções na modalidade SaaS (Software as a Service). Isso significa o pagamento de um valor mensal pela utilização das aplicações, sem a preocupação de custos com aquisição de licenças de software ou equipe para desenvolvimento. A equipe QuickBI se responsabiliza pelo suporte e aprimoramento contínuo das suas soluções.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga-nos
  • LinkedIn ícone social
Business Intelligence

Av. Angélica, 2223 - Consolação
São Paulo - 01227-200

 

(+55) 11 3257-7400
(+55) 11 99932-2881